Dentro da cena musical de Lisboa, há um nome que nunca abandona o baile
 Trazendo de tudo e mais um pouco mantendo um cunho irreverente só seu é claro que falamos do ponto de encontro no Bairro Alto que é a Galeria Zé dos Bois.

A primeira data a assinalar é 5 de Setembro, momento em que a ZDB reúne, numa sessão apenas, 700 Bliss (duo de Filadélfia que une a poesia de Moor Mother aos beats da produtora de New Jersey Dj Haram), Kara-Lis Coverdale, nome maior da produção electrónica contemporânea, e Van Ayres que regressa à galeira um ano depois. 

No dia 8 Filipe Sambado regressa a casa para uma ode à amizade, num concerto dividido em duas partes: na primeira interpretam-se temas dos diversos projectos da banda (Primeira Dama, Alek Rein, C de Crochê), prosseguindo a noite com um concerto em banda de Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo num espectáculo transversal que celebra o novo disco e algum do repertório mais antigo. 

No dia a seguir (9 de Setembro) chega-nos Remna , projecto cabo-verdiano que se estreia a solo pela primeira vez em Lisboa lançando também o convite a Sara Tavares e Tété Alhinho.



 No Age  nomes incontronáveis da cena noise-punk trazem o seu novo álbum "Snares Like a Haircut" até à galeria lisboeta . Mais que motivo é o regresso dos Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs e dos portugueses Sun Blossoms   num tríptico rock programado para ser um dos melhores concertos de início de época na capital



A festa contínua e a 13 de Setembro JASSS apresentará o trabalho que tem desenvolvido em residência de criação artística na própria ZDB em colaboração com o Matadero Madrid. O seu trabalho tem como foco a experimentação de som e de espaços, trabalhando em vários projectos, incluindo peças electroacústicas, concertos e performances audiovisuais. Nos dois dias que imediatamente se seguem (14 e 15 de Setembro) a ZDB apresenta 2 dias com Lean Leftde Ken Vandermark, Terrie Ex, Andy Moor e Paal Nilssen-Love. O super grupo irá apresentar-se em formações variáveis e com a presença de vários músicos locais ainda por confirmar.



Durante este mês haverá ainda tempo para a estreia nacional do duo formado pelo guitarrista Steve Gunn e o baterista John Truscinski (19 de Setembro) e no dia 28 do mesmo mês escutar-se-á no Aquário ‘Volume VI – The Sun Rises In Your Tummy & Other Christmas Illuminations’ o novo álbum de Filipe Felizardo & The Things Previous. Esta apresentação corresponde simultaneamente ao lançamento do novo disco e ao fecho da residência iniciada em 2017, partindo de uma banda base formada por Filipe Felizardo e por Tiago Silva nas guitarras, Gabriel Ferrandini e Raphael Soares na percussão e André Gonçalves nos sintetizadores, com design de luz assinado por António Júlio Duarte. 



Setembro não termina sem a apresentação de 'Punk Academics' o muito aguardado regresso discográfico dos Cave Story em data a anunciar

Em Outubro, fogo ao rubro, dia 5 há FIRE! Estreia na ZDB da super banda liderada pelo saxofonista Mats Gustafsson com Johan Berthling e Andreas Werlin. Dia 17 o produtor de techno que está a gerar ondas em todo o mundo Tzusing actua pela primeira vez em Portugal. O melhor da folk chega nos dias 24 com Meg Baird & Mary Lattimore (que interrompem a tour com Kurt Vile para esta actuação) e 26 com Olden Yolk novo projecto de Shane Butler (Quilt) com Caity Shaffer. 

A estes nomes fecha-se a programação incial com Ryley Walker a 22 de Novembro e os japoneses Kikagaku Moyo a 3 de Dezembro.



Motivos não faltam para lá ir, difícil é  dar-nos um para sair.